Gincana da Jornada X – Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Gincana da Jornada X Responsáveis pelo projeto: Adriana Oliveira Lima, Adriana Odoni Fabri, Nayara Coury de Rezende e Paulo Roberto Pereira

Instituição: LiveLab

Instituições parceiras Roche e Escola Estadual Deputado Augusto Amaral.

Finalista Melhores Projetos Forum Dcnts 2023

Sobre o Projeto

O principal objetivo foi fazer os próprios jovens da Escola Estadual Deputado Augusto Amaral, localizada no bairro Vila Lageado, São Paulo (SP), engajarem sua comunidade escolar para organizarem uma Gincana temática e, assim, promover o aprendizado com a mão na massa, propondo soluções para prevenir os principais fatores de risco das CCNTs: tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e alimentação inadequada. Assim, como consequência, estimula-se a conscientização e o estímulo para bons hábitos, provocando adolescentes e jovens a serem mais vocais no assunto.

Como metodologia de implementação do projeto, utilizou-se a Gincana da Jornada X, desenvolvida pela LiveLab no ano de 2021, que tem a inovação social como base, para engajar e mobilizar a comunidade escolar a partir da pedagogia ativa e lúdica. Já para a avaliação de resultados foram medidos: o desenvolvimento de competências sócio emocionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados ao processo de aprendizagem; com invasão de cenário, grupo focal, roda de conversas e entrevistas; aplicação de questionários. A partir das mais de 300 respostas obtidas, quali e quantitativamente, com relação ao objetivo principal, 77% dos jovens afirmaram terem aprendido sobre os temas, sendo os 23% restantes majoritariamente estudantes que não participaram do projeto. Ressalta-se que a metodologia foi desenvolvida para estimular o protagonismo juvenil com princípios no aprendizado ativo e experiência do indivíduo, já que por meio de desafios lúdicos, estimula-se o desenvolvimento interpessoal, trabalho em grupo, capacidade de mobilização e criação de soluções com os recursos disponíveis ao redor.

A Gincana já impactou 35 mil jovens de escolas públicas e, em parceria com o setor privado, foi tematizada para conscientizar e incentivar a atuação de adolescentes também sobre CCNTs e seus fatores de risco, a fim de exercerem a proatividade em relação a temas que usualmente se apresentam nesta faixa etária. Reunindo ONG, setor privado e público, a parceria buscou incentivar uma educação integral de qualidade e oportunidade de aprendizagem a todos, a fim de prevenir doenças, promover a saúde e gerar bem-estar em adolescentes e jovens e demais participantes voluntários da empresa, escola e familiares.

Saiba Mais

Relatório Gincana da Jornada X – Customizada para DCNTs

Sobre a LiveLab – Inovação Social

Leia mais: